Alimentação animal - Bovino

Curso ead de Alimentação Animal / bovino / Pecuária

 

Curso ead de Alimentação Animal

Curso ead de Alimentação Animal / bovino Curso ead de Alimentação Animal / bovino

 

O curso ead de Alimentação Animal bovino expõe em seu conteúdo programático tudo que diz respeito a evolução das mais importantes atribuições do setor, por exemplo: disponibilidade biológica dos minerais no pasto; justificação para determinar as qualidades nutricionais do gado de corte; regras para o preparo de suplementos nutrificares

CURSO  Mais Opções

home page

Veja também: GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO 100% ONLINE 

Alimentação animal - bovino: conheça as boas práticas

O Brasil é considerado um país afamado, há muitos anos, pois permanece como um dos maiores exportadores e o segundo produtor de carne bovina. Isso é possível porque a prática de manejo animal é excelente, bem como o controle sanitário e a nutrição são efetuados de forma adequada. Pois bem, entre esses motivos, o provimento de alimentação de bovinos tem uma importância decisiva para que o desenvolvimento do rebanho suceda de acordo com o seu potencial genético.

Com o desdobramento de raças com modificação aos sistemas de criação novos e o aperfeiçoamento das linhagens, as reivindicações foram crescendo, uma vez que o gado necessita de uma suplementação para se produzir leite e carne, conforme as necessidades do mercado. Esse acréscimo e suplementação se faz necessário, devido às pastagens incompletas em componentes, de acordo com a região e período do ano.

Saiba porque a nutrição é tão significativa para a criação de gado. E quais são as rotinas para o abastecimento alimentar do gado que necessitam de processamento para alcançar os objetivos de rendimento do negócio?

É preciso ter uma boa programação para se obter ótimos costumes na alimentação de bovinos. Definindo os objetivos do negócio e quais as qualidades que se almeja atingir no resultado final (maciez da carne, teor de gordura no leite). Esses detalhes estando concluídos, se faz então uma separação bem feita dos alimentos, analisando as qualidade da matéria-prima e assegurando uma armazenagem conveniente.

É necessário que se providencie o processamento dos insumos, o que deve ser propício  à categoria e à produção do animal. A alimentação precisa ser oferecida obedecendo o espaço de comedouro, de modos que todos os animais se beneficiem dele e da água de boa qualidade. Por último se providencia também uma aferição pós-alimentação, com o objetivo de conferir se a produção corresponde ao que se pretende.

 

Como se deve alimentar os bovinos?

Quem lida com o gado já sabe, e quem está iniciando nessa atividade precisa saber que os valores aplicados na pecuária são enormes e as despesas com alimento, nutrição, chegam por volta de 40% a 60% do montante investido. Não tem, portanto, como ser diferente, pois para que a capacidade genética dos animais tenha um bom aproveitamento, é necessário que eles tenham em sua alimentação, todas as proteínas, vitaminas e minerais, o que são indispensáveis para que cresçam com robustez e produzam bem, dentro das metas almejadas. Dessa maneira, o pecuarista responde bem às exigências do mercado, oferecendo um produto saudável e de qualidade e, evidentemente, assegurando a sua rentabilidade.

As pastagens brasileiras, até mesmo sendo bem manejadas, não são capazes de completar o serviço nutricional dos bovinos, pelo fato de serem pobres em alguns componentes. Isso porque as qualidades da forrageira se modificam de acordo com a categoria, a localidade do país e o período do ano (ao longo do tempo chuvoso, o pasto mesmo tendo boa contribuição de energia e proteína são insuficiente em minerais). 

Por causa disso, a complementação, suplementação, é muitíssimo indispensável, em qualquer sistema de criação (confinamento ou a pasto) e do resultado final. Todavia, a primeira coisa que se faz para providenciar o alimento de bovinos é estabelecer as metas da produção e a que se endereça o produto (na pecuária leiteira, composição, produção de leite, etc.; na pecuária de corte, o lucro da carcaça, espécie de carne, cobertura de gordura, etc.).

Levando em conta os detalhes mencionados é que se executa a alimentação dos animais, dando importância, também, o sexo, a idade, a fase produtiva e a situação de saúde em que os animais se encontram. E assim, de posse de todas  informações nesse sentido, coloca-se em prática as técnicas nutricionais.

É interessante se frisar que não tem receita definida para a dieta. O que pode ser feito é utilizar elementos melhor em qualidade, como farelo de soja, milho e sorgo, contudo as proporções de cada componente e a mistura final são preparados conforme as necessidades se apresentarem.

Entretanto, é essencial que se conheça a origem dos insumos, para proteger os produtos de contágios de micotoxinas e metais pesados e garantindo um preparado nutricional de boa qualidade. O gado recebendo uma boa nutrição assegura a saúde do sustento digestivo do bovino de um modo geral.

Seguindo corretamente essas observações, se consegue uma absorção melhor da dieta e, em consequência, um aumento da produção. O que significa um aumento, também, nas finanças do produtor.

 

Quais são as peculiaridades e os obstáculos na alimentação de bovinos?

É bem verdade que a sazonalidade é uma das razões da baixa produção de bovino no Brasil, uma vez que ocasiona a instabilidade qualitativa e quantitativa dos pastos, invernadas, causando aumento de peso na estação de chuvas e resumindo no período de estiagem. Logo, uma coisa que pode ser feita para escapar desse problema e continuar com os animais produzindo é preparar planos nutritícios suplementar à pastagem.

Entretanto, os contratempos que os profissionais da pecuária encontram podem ser suprimidos quando se usa bons planos e esquemas. Para tanto, é necessário saber tudo sobre as particularidades do solo e do clima do território, região (manobra, manejo das pastagens), assim como ter conhecimento suficiente do seu rebanho, já que cada linhagem de animal tem requisitos alimentares distintos.

 As desigualdades na forma de alimentar bovinos também depende do jeito de criar (o sistema de criação extensiva e o confinamento tem manuseio diferente), da condição de saúde gado e da classe que ele pertence.

 

Boas práticas de alimentação de bovinos - manejo, animal, pastagens, suplementação, água, comedouro e fornecedor

O bom é se definir, ter um objetivo. Sem haver uma programação não se alcança uma posição melhor. Possua seus objetivos de produção bem determinados para obter boas táticas alimentares e também assegurar ótimos benefícios do seu rebanho.

Um dos principais alimentos dos bovinos é o pasto, portanto, é fundamental fazer um manejo que seja conveniente, ou seja, fazer esse alimento de maneira abundante e, simultaneamente retirar o máximo possível de potencial nutritivo do pasto. Toda força da planta depende quase 100% da fertilidade do solo.

Para manter o bem-estar dos bovinos é imprescindível efetuar um excelente manejo animal, para que as coisas permaneçam dentro da sua zona de conforto, caso contrário, os benefícios da produtividade enfraquece. Conclusão, se aplicando um bom manejo animal, se evita a estresse do animal, ele se alimenta direito, sua saúde será preservada e, evidentemente, mantém-se a produção.

Investir em suplementação. Como se sabe, as pastagens não são completas em nutrientes, por isso é preciso se aplicar em complementação nutricional. De acordo com as características do seu rebanho é que se prepara a fórmula, com balanceamento de qualidade. Devendo-se se observar também, que o alimento encontre-se bem homogêneo, pois assim o gado não tem a opção de escolher o grão.

Assegurar água de boa qualidade. Deve haver constante higienização do bebedouro e água cristalina . Se o fornecimento de água for de qualidade ruim, o gado com certeza vai beber menos, o que prejudica a digestibilidade do volumoso.

O comedouro. O melhor a fazer é utilizar um cocho que sirva todos animais do lote, alterando de acordo com a espécie de suplemento oferecido. Sempre que possível, é bom evitar cocho pequeno, pois isso acarreta disputa, deixando alguns animais mal alimentado.

Tenha um fornecedor confiável. Trabalhe com um fornecedor de insumos que você conheça para que as condições de plantio, colheita e armazenamento sejam boas, pois isso depende dos grãos que você adquire. Saiba que somente os minerais de boa origem não tem impurezas e, portanto, não afetam os animais. Depois disso é só colocar em prática as sugestões do um especialista.

Enfim, como você deve ter percebido, o sustendo, alimentação do gado é uma das mais interessantes questões relativa à cadeia produtiva. Logo após às práticas dos procedimentos se faz a apuração do que se produz, se tiver um bom resultado, deve-se prosseguir com a conduta. Dessa forma, se realiza uma excelente produção de alimentos para atender as exigências  do mercado.

Com as informações citadas você pode fazer aperfeiçoamento em seus investimentos na pecuária. Não deixe para depois, faça Curso de Alimentação Animal pela internet.

 

Conteúdo programático do curso ead de alimentação animal:

Qual é a porção desses minerais que a pastagem pode oferecer?;

Utilização de aditivos;

Orgânicos;

O enxofre;

O quanto podemos acrescentar a concentração de minerais na pastagem;

O fósforo;

Formulações e matéria-prima;

Novos minerais;

A existência biológica dos minerais no pasto;

De que maneira é possível suplementar minerais deficientes ou em desequilíbrio nas pastagens;

Normas para produção de suplementos minerais.

 

Outros cursos na área de bovinos - Pecuária

Curso Bovinocultura de Leite: Manejo e Ordenha online

Cursos ead Inspeção de Alimentos de Origem Animal

Curso de nutrição de bovinos de leite online

Defesa sanitária animal de grande porte curso a distância

Defesa Agropecuária curso pela internet

Nutrição animal com certificado curso online 

Ovino e Caprinocultura curso ead

Curso online de Pecuária Leiteira

Cursos a distancia Mastite Bovina

Manejo e Produção de Animais Rurais de Pequeno e Médio Porte curso pela internet

Gestão de Agronegócios cursos pela internet e outros.

 ____________________________________________________________________________________