cursos ead de cultivo de cogumelo
O curso ead de cultivo de cogumelo foi elaborado com o intuito de transmitir raciocínios relativo ao cultivo de vários cogumelos: lentinula, agaricus blazei, ganoderma lucidum pelo método junção, pleurotus spp etc. Passar ensinamentos sobre categorias de empresas e negócios, bem como se prevenir sobre pragas e doenças. Isto posto, uma vez que esse ramo é muito promissor, recomendamos o Curso Online de Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
O que plantar para ganhar dinheiro
O melhor cultivo de cogumelos - Sementes, Clima, Produção, Colheita, Plantando em casa
Houve época em que a população, de modo geral, considerava o cogumelo uma comida esquisita, exótica, com pouca preferência no preparativo de receitas. Atualmente, a situação é outra: o cogumelo faz parte do alimento de muita gente, entrando no espaço de menus e receitas, tanto no Brasil quanto no exterior. Noutras épocas, também, o plantio e cultura de cogumelos era coisa que apresentava muita dificuldade e requeria cuidados rigorosos. Com a evolução dos métodos de cultivo e da tecnologia, agora é possível plantar, cultivar cogumelos em casa com facilidade.
Diante do exposto, porque não aproveitar o ensejo para fazer Cursos online cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais? Esse é um segmento rentável, pode lhe proporcionar uma complementação de renda!
Como os cogumelos são fungos e sua alimentação é substrato do local onde crescem, confira algumas dicas que ajudam muito, auxiliam para o cultivo em casa:
Sementes
Bem, como se sabe, cogumelos são fungos, sendo assim não produzem sementes. O plantio, cultivo de cogumelos se consegui geralmente por meio de um ou alguns grãos de cereal cozidos, o que se coloca junto de um fungo do cogumelo que se pretende cultivar e em seguida se introduz no meio de uma cultura. O resultado disso é que toda a cultura se "contamina", principiando então a produção dos cogumelos.
O clima ideal
O cogumelo é muito fácil de cultivar, pois é uma espécie de planta que se adequa a várias regiões e climas. No entanto, grande parte deles se desenvolve mais com clima brando, moderado e alta umidade. Pode-se cultivar o cogumelo em lugar fechado ou aberto, contudo a maior parte das pessoas cultiva com coberturas, em galpões, com umidade e temperaturas controladas.
Dicas de produção
Se inicia o cultivo de cogumelos utilizando farelos, palha, serragem ou qualquer matéria-prima de procedência celulósica. Primeiramente se realiza a esterilização, higienização do fungo e logo após adiciona-se à matéria-prima escolhida, dando origem ao processo de colonização. Após esse período, o fungo precisa passar por um procedimento de maturação e ganhar um incentivo para frutificar, como ventilação ou frio. O espaço de cultivo precisa ser sempre asseado, fundamentalmente.
A colheita
O período entre as colheitas dos cogumelos é rápido, dependendo do tipo escolhido. tem espécie que fica pronta em até 20 e outros vai variando até 6 meses. Precisa ter atenção na colheita, pois ela não pode ter atraso nenhum. Um trabalho que se faz com cautela, se retira os cogumelos e seguida se introduz no refrigerador.
O plantio em casa
Após fazer a escolha do cogumelo a ser cultivado, se prepare atentamente para não ter desvios referente às fases de cultivo próprio de tal cogumelo. A espécie mais escolhida para o plantio em casa é o shimeji, porque o ciclo dele é menor, no entanto, qualquer tipo de cogumelo pode ser cultivado, é só ficar atento aos cuidados próprios do tipo escolhido.
Como Cultivar Cogumelos em Estufas - consumo, cultivo protegido, técnica
Para plantar e produzir cogumelos em conserva, o trabalho é menor na manutenção e distribuição nos supermercados, no entanto, quando se opta pelo modo in natura se alcança uma renda maior, além disso é uma forma mais saudável.
Se identifica a fungicultura como a cultivação dos cogumelos. Os fungos não são fotossintetizantes, são microrganismos heterotróficos, eles apresentam parede celular de quitina e conseguem se nutrir através de absorvência da matéria orgânica.
Cogumelos são tipos de fungos, existem os comestíveis, que são utilizados como alimento, os que se usam na área médica e outros tipos que são venenosos. A categoria que mais se cultiva é o champignon (agaricus bisporus). Tem outras classes que crescem em destaque também no mercado consumidor, especialmente na culinária, é o caso do shimeji (Lyophyllum shimeji) e o shitake (Lentinula edodes).
Existem cogumelos que não são comestíveis, logo, não se deve tirá-lo da natureza, ele pode ser tóxico. No caso do champignon de paris (A. bisporus), se distingue facilmente, pois é de cor branca uniforme, seu corpo é brilhante úmida, é um dos mais utilizados para alimentação.
Se acha fácil em conserva, no varejo e em recipientes de vidro ou plástico, pois cresce muito a produção in natura. Outras espécies com muita busca também é o shitake (L. edodes), esse tipo tem chapéu marrom escuro, textura macia e mede entre 5 a 12 centímetros de diâmetro, e o shimeji (Pleurotus sp.), com coloração variada entre branco, salmão e negra.
O consumo do cogumelo
Como o empreendimento em plantio de cogumelo se ampliou muito no decorrer dos anos, a disseminação também cresceu, tornando-se mais aberto à população. Mesmo assim, o consumo no Brasil ainda é menor que nos países europeus.
Produzir cogumelo em conserva fica mais simples para fazer a manutenção e a distribuição no mercado, apesar de que a escolha in natura é muito mais rentável, ecológica e saudável. Pois os custos são menores, por não precisar de cozimento e conservantes. Cogumelos na condição in natura, frescos, podem concorrer com produtos já cozidos, comprados da China. Conduto, os cogumelos in natura são mais perecíveis, sua validade é bem curta, no máximo 8 dias.
O cultivo em estufas
Para oferecer proteção ao cultivo dos cogumelos comestíveis, é recomendável se construir a estufa no próprio local de plantio.
As estufas pré-fabricadas torna o trabalho de montagem e de implementação do negócio mais ágil, pois vem tudo nos padrões solicitados, com medidas específicas para o plantio de cogumelos.
Desse modo, o empreendedor pode investir no negócio, uma quantia de acordo com suas possibilidades financeiras. O cultivo dos cogumelos é elaborado em ambiente escuro, em salas com climas apropriados, e o inóculo fúngico é posto a uma substância pasteurizada em repartições adequadas para o crescimento.
Portanto, num sítio ou fazenda de cogumelos a montagem de estufas precisa ser adequada para que haja um escoamento descomplicado para o mercado e também a entrada de abastecedores de compostagem. Toda aparelhagem no interior da estufa precisa ter salas climatizadas de forma que se possa controlar a umidade e a temperatura, tudo bem arrumado em estantes com espaço padronizados.
O cultivo precisa ser protegido
Se o trabalho de cultivo não for iniciado com estruturas adequadas, ou seja, a infraestrutura não tiver qualidade, com certeza a produção será prejudicada por causa da variação nas condições ambientais, contágio durante o cultivo e investida de doenças e pragas.
Além de tudo, compartimentos com bom controle (temperatura e umidade) são fundamentais para um trabalho produtivo eficaz de cogumelos de boa categoria.
À vista disso, ter cautela com itens como iluminação, temperatura e umidade são indispensáveis. Para um desenvolvimento satisfatório do cogumelo, é necessário, principalmente, manter as temperaturas amenas e muita umidade. Por esse motivo, na maior parte dos casos a produção é realizada em estufas, o que assegura produção durante todo o ano.
O que é necessário para implantação da técnica
A tarefa de cultivadores, na fungicultura, é a mais recomendada para principiantes. No entanto, convém que se escolha um espaço apropriado para a instalação, com menor inclinação possível, um lugar farto de água, pessoas bem treinadas para a mão de obra e, ainda, é bom que seja próximo ao mercado consumidor, dessa forma, fica mais prático para o escoamento.
O cogumelo é um fungo nutrido pela matéria orgânica em deterioração, por essa razão é necessário ter um substrato para a cultivação do cogumelo. A matéria-prima para a atividade é o substrato, ele é desinfetado, esterilizado e o fungo é posto a ele.
Esterilizar o substrato dificulta o aparecimento de competidores para o cogumelo, evitando, portanto, o atrofiamento do mesmo. Se faz o substrato com a utilização de vários materiais, como borra de café, serragem, palha, bagaço de cana, esterco e outros.
Cada classe de cogumelo tem suas qualidades e necessidades próprias. Porém, via de regra, todos preferem alta umidade e clima ameno. É interessante lembrar que a temperatura seja mantida sempre entre 12 e 25ºC. Por isso, o champignon de paris é cultivado em palha mesclada e revestida com camada de terra.
É bom ficar atento à refrigeração, ambiente sem luz e temperaturas entre 15 a 18ºC. Quanto ao cogumelo shitake, seu cultivo pode ser em blocos de serragem, sendo preciso tecnologia especial, trabalho efetuado em troncos com alguns pequenos furos.
Citamos ainda o shimeji, o qual nasce em buquês, é gerado em palhas desinfetadas e pasteurizada. Pelo que se percebe, a fungicultura precisa de muita limpeza e prudência do produtor, pois os cogumelos podem ser infectados se tiverem um manejo impróprio.
Confira alguns cursos referentes a cultivo de cogumelos
01 - Cultivo de cogumelos comestíveis curso pela internet
02 - Curso ead de cultivo de cogumelo
03 - Cultivo de cogumelo curso ead
04 - Curso cultivo de cogumelos online
05 - Curso sobre cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
06 - Curso cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais
07 - Curso a distancia cultivo de cogumelo shiitake
08 - Cultivo de cogumelo curso pela internet
____________________________________________________________________